quarta-feira, 25 de julho de 2007

Goobly


Sandra Conceição, estudante de design da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, venceu o 6º Concurso Internacional de Design Bombay Sapphire Designer Glass.
A Bombay Saphire organiza desde 2001 este concurso a nível internacional e que tem como objectivo a criação de um copo de cocktail funcional, inovador e criativo que seja reflexo do imaginário da bebida.
A jovem designer lusa, finalista do concurso juntamente com outros 20 designers provenientes de todo o mundo, viu a sua obra ser distinguida com o 1º prémio, entregue durante o Salão Internacional do Móvel que decorreu em Milão.
"Goobly" (assim se chama o copo) é dono de um carácter ambíguo sendo que uma parte associada a um carácter feminino, o recipiente, frágil e subtil, e uma outra parte um carácter masculino, robusto (através das argolas).
O copo representa um conceito inovador, na medida em que tendo um contentor vulgar, possui um suporte novo e diferente que fomenta a interacção com o utilizador. Este copo poderá adquirir diferentes formas, uma vez que cada utilizador terá que encontrar a sua própria forma de pousar o copo sem entornar o líquido. É constituído por duas partes distintas: o contentor de líquido em vidro e o suporte deste mesmo contentor, em prata. A prata é um material resistente, durável, brilhante, conferindo ao copo um design de joalharia.

domingo, 8 de julho de 2007

Bethânia


Vi, quinta-feira passada no Coliseu dos Recreios, o espectáculo de Maria Bethânia.
"Dentro do mar tem Rio" compila dois albúns "Pirata" e "Mar de Sophia". A admiração pela água, pelas cachoeiras e pelo interior do Brasil, pela simplicidade das gentes e a beleza dos lugares compõem o primeiro, enquanto o segundo evidencia uma clara homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. Bethânia canta o Mar!
Surge em palco com uma saia vermelha bordada, um colete branco, Bethânia reinveta uma tribo da Amazónia e o colorido das aves do paraíso. Completamente rendido ao fascínio da voz da cantora brasileira, que entre belos poemas mostrava a sua energia vital. Uma energia própria, evidenciada nos pés descalços, na dança e no marcante movimento de afastar a sua longa cabeleira cinza do rosto. Os seus cabelos esvoaçavam e ondulavam ao ritmo da música, em sintonia com a suave brisa que sacudia as nuvens do cenário.
O cenário de nuvens com diferentes tonalidades variantes afigurava-se-nos entre a tempestade no mar e a calmaria de um dia de pesca no rio Amazonas.
A imagem do concerto é sonora, grave mas melódica e de encantamento. Bethânia declama Fernando Pessoa, vestida de branco, imparcial, pura, saudosista mas moderna, actual entre o brilho cintilante da prata do vestido iluminado pela luzes. Álvaro de Campos poderia estar entre os vivos e ter escrito o poema hoje de manhã ao acordar. Desconhecia o poema! Nunca me tinham mostrado. Falha minha!
A plateia rende-se num aplauso. E eu exclamo, Maravilhosa!

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Good Luck

Este Verão apetece-nos sentar na nova cadeira desenhada por Ron Arad para a firma italiana Driade e, apresentada este ano no Salão Internacional do Móvel de Milão.
"Clover" é uma cadeira que tem a forma de trevo e nos captura entre as suas folhas de plástico, arrebatando-nos num sentimento de profunda contemplação do belo. As formas orgânicas aliadas ao despojamento imposto pela modernidade.