domingo, 30 de dezembro de 2007

Perfect Look


Sapatos Prada






Calças e Casaco Alexander Mcqueen
A música... o melhor que se fez em 2007... Panda Bear!

sábado, 29 de dezembro de 2007

Bolha de Luxo

Quando era criança sempre me fascinaram aqueles pequenos objectos tubulares com uma pega que, depois de cheios com água e Super Pop Limão, se agitavam e faziam fluir os sonhos em dezenas de bolas de sabão, ou tantas quanto os meus pequenos pulmões pudessem soprar. Agora o sonho limita-se a estar em cima da cómoda. Fica a matar lá em casa!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

My new bag

Isto só porque me apetece usar amarelo!

domingo, 4 de novembro de 2007

Magnífico

Sempre me fascinou a personagem histórica de Isabel I de Inglaterra e não pude deixar de ver a sequela de Elizabeth, a primeira produção com Cate Blanchet no papel da temida aristocrata, que mostra neste segundo filme a sua imensa capacidade dramática. À semelhança do primeiro filme continuamos a ver a filha de Henrique VIII vaguear pelas salas do palácio, entre dilemas e a amargura da sua vida solitária. Há necessidade de um elo mais forte que conduza o guião e não o adoptado da Guerra Religiosa, a luta com Felipe II de Espanha. Esperava-se que a vida da rainha conduzisse o filme como o faz numa primeira parte com uma visão mais intimista.
"Elizabeth- The Golden Age" vale por si só para despertar os sentidos. A fotografia é muito boa e a caracterização e guarda-roupa exímios
Dois momentos marcantes do filme: Elizabeth na sala do mapa, onde define a estratégia a adoptar contra a armada Espanhola de Felipe II e juntamente com as suas tropas no campo de batalha, onde surge com uma armadura, cabelos soltos ao vento, montada num cavalo branco. De certo uma alusão a Joanna D'Arc, como forma de mostrar o empreendorismo da monarca.
Cate Blanchet está magnífica!

sábado, 3 de novembro de 2007

Mistério




A inspiração nas indumentárias e nas atitudes dos nossos antepassados é uma referência constante nas últimas tendências da moda. As referências do passado remetem para um futuro cada vez menos longínquo, perfeitamente identificável com a realidade social.
Gosto do conceito "under-the-mask" sado-masoquista da colecção Dolce&Gabanna, dos super-heróis/figuras do wrestling mexicanas de Filipe Oliveira Batista, dos samurais, monstros e deuses de John Galliano...

sábado, 20 de outubro de 2007

Overpowered

Bolsa em pele de piton
John Galliano










Sapatos em pele envernizada Lanvin

Antigamente procuravam-se uns sapatos que combinassem com o vestido novo, mas actualmente os acessórios de moda ganharam uma relevância tal, que o pensamento muitas vezes se inverte. São objectos de desejo com um enorme poder de conquista, os verdadeiros protagonistas da moda
Vestido D&G
A música fica a cargo de Róisin Murphy.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Goobly


Sandra Conceição, estudante de design da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, venceu o 6º Concurso Internacional de Design Bombay Sapphire Designer Glass.
A Bombay Saphire organiza desde 2001 este concurso a nível internacional e que tem como objectivo a criação de um copo de cocktail funcional, inovador e criativo que seja reflexo do imaginário da bebida.
A jovem designer lusa, finalista do concurso juntamente com outros 20 designers provenientes de todo o mundo, viu a sua obra ser distinguida com o 1º prémio, entregue durante o Salão Internacional do Móvel que decorreu em Milão.
"Goobly" (assim se chama o copo) é dono de um carácter ambíguo sendo que uma parte associada a um carácter feminino, o recipiente, frágil e subtil, e uma outra parte um carácter masculino, robusto (através das argolas).
O copo representa um conceito inovador, na medida em que tendo um contentor vulgar, possui um suporte novo e diferente que fomenta a interacção com o utilizador. Este copo poderá adquirir diferentes formas, uma vez que cada utilizador terá que encontrar a sua própria forma de pousar o copo sem entornar o líquido. É constituído por duas partes distintas: o contentor de líquido em vidro e o suporte deste mesmo contentor, em prata. A prata é um material resistente, durável, brilhante, conferindo ao copo um design de joalharia.

domingo, 8 de julho de 2007

Bethânia


Vi, quinta-feira passada no Coliseu dos Recreios, o espectáculo de Maria Bethânia.
"Dentro do mar tem Rio" compila dois albúns "Pirata" e "Mar de Sophia". A admiração pela água, pelas cachoeiras e pelo interior do Brasil, pela simplicidade das gentes e a beleza dos lugares compõem o primeiro, enquanto o segundo evidencia uma clara homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. Bethânia canta o Mar!
Surge em palco com uma saia vermelha bordada, um colete branco, Bethânia reinveta uma tribo da Amazónia e o colorido das aves do paraíso. Completamente rendido ao fascínio da voz da cantora brasileira, que entre belos poemas mostrava a sua energia vital. Uma energia própria, evidenciada nos pés descalços, na dança e no marcante movimento de afastar a sua longa cabeleira cinza do rosto. Os seus cabelos esvoaçavam e ondulavam ao ritmo da música, em sintonia com a suave brisa que sacudia as nuvens do cenário.
O cenário de nuvens com diferentes tonalidades variantes afigurava-se-nos entre a tempestade no mar e a calmaria de um dia de pesca no rio Amazonas.
A imagem do concerto é sonora, grave mas melódica e de encantamento. Bethânia declama Fernando Pessoa, vestida de branco, imparcial, pura, saudosista mas moderna, actual entre o brilho cintilante da prata do vestido iluminado pela luzes. Álvaro de Campos poderia estar entre os vivos e ter escrito o poema hoje de manhã ao acordar. Desconhecia o poema! Nunca me tinham mostrado. Falha minha!
A plateia rende-se num aplauso. E eu exclamo, Maravilhosa!

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Good Luck

Este Verão apetece-nos sentar na nova cadeira desenhada por Ron Arad para a firma italiana Driade e, apresentada este ano no Salão Internacional do Móvel de Milão.
"Clover" é uma cadeira que tem a forma de trevo e nos captura entre as suas folhas de plástico, arrebatando-nos num sentimento de profunda contemplação do belo. As formas orgânicas aliadas ao despojamento imposto pela modernidade.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Becky


Vitoria Beckham foi eleita no passado dia 5 de Junho, em Londres, Empresária e Mulher do Ano pela revista inglesa Glamour.
A ex- pop star tem vindo a afirmar-se como uma figura maternal exemplar, para além de assumir os compromissos sociais junto do marido David Beckham. Impecavelmente estilizada, a sua imagem é exemplo no mundo da moda.
De mudança para os Estados Unidos, o Vitoria leva, com certeza, na miragem o estatuto de estrela de Hollywood que lhe falta na carteira.
O reality-show da ex-Spice, planeado inicialmente como uma série com seis partes, vai ser exibido com o formato especial de uma hora em Julho, avança a edição on-line da revista People. «Victoria Beckham: Coming to America» irá para o ar a 16 de Julho, dia em que a família Beckham se muda para Beverly Hills.
Para além disso, presume-se que uma editora discográfica terá chegado a acordo com todos os elementos das Spice Girls para a edição de um novo albúm de originais. Assim que lá para 2008 teremos Mel C, Becky, Geri, Emma e Mel B de novo juntas em palco.

domingo, 13 de maio de 2007

Cristiano Ronaldo no Topo


Já tinha conhecimento da notícia através da revista de um semanário, mas adorei ver o resultado na edição de Maio da Vogue Portugal e não quis deixar de partilhar.
A fórmula é simples, tal qual a sua origem. O seu potencial é máximo e parece inesgotável. Para além de nos invadir a sala e de nos fazer vibrar com a bola nos pés (não fosse isso suficiente para os a seguidores da paixão lusa), agora Cristiano Ronaldo conquista o mundo da moda.
Depois do jogo ganho na campanha da Pepe Jeans junto à modelo Jessica Miller, assume-se como principal protagonista do desporto rei e a Vogue Americana produz uma sessão fotográfica memorável para os seus admiradores. À semelhança da campanha de 2005 da Pepe Jeans (fotografada algures numa antiga área fabril na Margem Sul), também este ensaio fotográfico foi realizado em Portugal, desta vez no Hotel Pestana Palace e teve como autor o fotógrafo Mikael Jansson. Alia uma das tendências do Verão 2007 _ o vestido, com o mediatismo (a julgar pela utilização de vários exemplos da imprensa nacional onde Cristiano Ronaldo aparece) do jovem jogador do Manchester United, explorando a sua imagem de traços rudes, trabalhando o alheamento na proximidade das relações sociais.
Com um estranho à vontade, chega mesmo a ofuscar a beleza dos vestidos e da sua "partner" Daria Werbowy. Porque Cristiano Ronaldo é uma estrela que brilha com luz própria e quanto a isso nada se pode fazer. Só dizer que David Bechkam parece ter sido "destronado" pelo mais carismático e criativo jogador da sua geração. Indubitavelmente, o mundo rende-se ao talento do "tuga".
Se a própria Anna Wintour o quer agora na "sua" revista, nós vamos admirá-lo sempre!

sábado, 12 de maio de 2007

Isabella

Isabella Blow deixou mais pobre o mundo da moda. Partiu.
Isabella constituía em sim a essência do conceptualismo da moda, aliando-se aos novos talentos emergentes na frenética e inesgotável criatividade britânica.
A mentora do lançamento da carreira de Alexander Mcqueen sempre surpreendeu pela sua ousadia ao vestir. Habitualmente aparecia em público com chapéus concebidos por Philip Treacy, evidenciando a sua excentricidade.
Uma grande perda para a revista "The Tatler", onde trabalhava e sem dúvida para todo o universo da arte.
We'll miss you!

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Grace Kelly


O que têm em comum Mika, Hermès e o Mónaco?
Nada mais, nada menos do que uma diva do cinema de Hollywood_ Grace Kelly, a própria.


terça-feira, 17 de abril de 2007

Teresa e eu...


Teresa Salgueiro lançou um novo albúm! Mas desta vez, a "minha" voz preferida embarca numa aventura a solo. Embarcar é, de facto, o verbo mais apropriado porque Teresa Salgueiro atravessa o Atlântico e funde a sua voz com alguns clássicos da MPB. O resultado não podia deixar de ser surpreendente, doce, sensualmente melódico, a harmonia perfeita para as noites estivais que se aproximam. Um canto à felicidade e ao amor, às coisas simples da vida, com a alegria contagiante dos belíssimos poemas de Vinicius de Moraes, António Carlos Jobim, Chico Buarque, Ary Barroso, entre outros grandes compositores brasileiros. "Você e Eu" conta com a colaboração do Septeto João Cristal e constitui uma prova da versatilidade de Teresa Salgueiro, que explora a sua capacidade e potencial interpretativo, transportando-nos para o seu universo de nostalgia contida e beleza insuperável. As sensações afloram à pele, vemos a chuva cair na roseira e sentimos saudades da Bahia, sem nunca lá ter estado... Voamos sobre o Corcovado, fascinamo-nos com a paisagem poética e assomamo-nos à janela para ver a banda passar no final do dia, com vista para um oceano de tranquilidade e contemplação da alma. Uma verdadeira maravilha!

domingo, 15 de abril de 2007

Hedi Slimane a solo?

Estão de relações cortadas oficialmente! Hedi Slimane, até agora criativo da Dior Homme abandona o seu cargo. Lembremos que Slimane foi o principal impulsionador das mudanças feitas na casa Dior, revigorando o vestuário masculino. As criações deste designer surpreenderam os mais conservadores "senhores" que vestiam os "velhos" fatos de caxemira. Com uma incursão no universo trash punk e a contemporaneidade e originalidade dos seus acessórios, Slimane conseguiu como ninguém levar os homens a sonhar com o que mais perto estava da couture masculina. Bordados e brilhos em perfeita sintonia com um sport chic fazem dele um dos preferidos do próprio Karl Lagerfeld. Transformou o que era pesado e monótono no chic cool. Uma perda insubstituível para os patronos do grupo LMVH à qual pertence a Dior.
Será que Hedi Slimane nos vai continuar a fazer sonhar com o luxo?

sábado, 14 de abril de 2007

Levamos McQueen de viagem

Alexander McQueen e a Samsonite em parceria no must have hit da estação.
Ainda não tivemos tempo de descansar a vista desde que vimos as surpreendentes carteiras que Marc Jacobs idealizou para a Louis Vuitton (entre elas está a carteira mais cara do mundo) e já somos surpreendidos por mais um objecto de desejo.
A Samsonite vem, desde há um par de anos, estabelecendo parcerias com designers na concepção de malas para a sua Black Label. Depois de Mathew Williamson é a vez de outro inglês maravilhar o mundo da moda com um pouco do seu universo. É que Alexander McQueen não se limita a um conceito, reinventa-se a si próprio e transcede o imaginário das viagens. O universo gótico alia-se à magia dos anos dourados do cinema de Hollywood para fazer sonhar o viajante mais fashion.
As formas orgânicas e viscerais adaptam-se perfeitamente à bagagem mais desejada, conjugados na nobreza dos materiais utilizados. A Novak (homenagem à acrtiz Kim Novak) surge reinventada num necessaire e a publicidade fala por ela mesma, Alexander McQueen emerge das águas azuis de uma qualquer ilha enquanto um trolley em forma de tórax o espera na areia. Uma alusão estratégica e conceptual a um McQueen Lost numa estória interminável para nos fazer sonhar.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Maravilhosamente Bausch


Fui ver a peça "For the Children of yesterday, today and tomorrow".
O minimalismo dos elementos escenográficos contrastava com o colorido do guarda-roupa exímio, abientando o dia, a noite, diferentes épocas e locais, alargando o conceito de partilha. A selecção musical variada faz o espectador viajar através do tempo.
O mote das crianças serve, nesta composição, como um elemento de desconstrução de nós próprios, onde a exploração individual do corpo de cada bailarino nos remete para a nossa experiência pessoal. A diversidade de bailarinos evidenciada pelo tipo de corpo, a idade e a etnia ajudam a compôr o essencial da peça, que prima pela repetição do movimento e os diálogos teatralmente desconcertantes. A conjugação destes elementos evideciam uma magistral capacidade interpretativa. Uma Pina Bausch intimista, mas longe da revolta interior e crítica social que caracteriza a sua obra.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Galliano




Este inglês surpreende sempre que antecipa uma estação. É, de facto, um génio!
Quem disse que a Alta Costura não dita tendência? Está rotundamente enganado porque se recuperarmos à nossa memória (o que não é difícil com tanta beleza) o fabuloso desfile de Alta Costura Outono/Inverno 2006-2007 da Dior, observamos a tendência para o Outono/Inverno 2007-2008_ o Futurismo.
O espectáculo foi apresentado mais uma vez no Hipódromo de Paris e, à semelhança do que já é habitual neste criador, mostra o melhor da Alta Costura, antecipando a tendência para 2008. Dito desfile mostrava uma nova galáxia, uma nebulosa de Andrómeda, onde mulheres guerreiras reavivam a memória de uma Época Medieval. O Revivalismo na Moda tem em Galliano o seu expoente máximo do tradicionalismo e bom gosto. Consegue aliar a sua capacidade criativa ao processo artístico de pesquisa e a um exagero indubitavelmente belo, que transparece para além da roupa e do próprio espectáculo em si. Surge na passerelle Joana D'Arc envolta num elaborado trabalho de atelier, projectando o espírito couture das armaduras para um Futurismo Galáctico. Não o de Stanley Kubric em 2001 - Odisseia no Espaço, mas sim numa silhueta Medieval reinventada com algum misticismo ao tempo da tecnologia, ou seja ao nosso momento.